O carro de Dimitri
Em 1927, o público do Salão Internacional do Automóvel de Paris pôde admirar um carro novo apresentado por Sensaud de Lavaud, o mesmo engenheiro que havia desenvolvido quatro anos antes uma caixa de câmbio automática montada em um carro da marca Voisin.
O carro em questão atraiu a atenção por suas linhas de boas proporções, com um capô longo, um tronco pronunciado e um compartimento de passageiros com apenas duas portas. Tecnicamente vanguardista, destacou-se pelo seu chassi e pelos aros feitos em alpax, uma mistura de materiais leves, especialmente alumínio.
Também tinha rodas com suspensão independente. O motor de seis cilindros de 5,475 cc era de origem americana.
Detalhe do diferencial do Lavaud Sensaud
A transmissão automática deu a cada momento a melhor relação de velocidade entre mecânica e rodas. Permitiu subir até uma velocidade de 140 km / h sem que a velocidade do motor variasse, o que produzia uma velocidade média elevada, com um consumo de combustível aceitável, muito conforto na condução e segurança máxima.
Transmissão do carro, de outro ponto de vista
Outro dos novos dispositivos foi um diferencial especial sem engrenagens, que liberou a roda externa nas curvas dando ao carro uma estabilidade perfeita, pelo menos de acordo com seu inventor. A direção dupla reversível, com amortecedor de óleo regulável no banco do condutor, era totalmente segura e destacava-se pela sua grande suavidade.
A plataforma escolhida foi um monobloco leve e rígido suspenso em três pontos. A suspensão sem molas, mas progressiva e amortecida em caoutchuc, foi, segundo a Sensaud de Lavaud, totalmente livre de manutenção e possíveis falhas.
A plataforma escolhida foi um monobloco leve e rígido suspenso em três pontos
Provavelmente o resultado foi um carro excessivamente vanguardista, mas não de confiança. Não foi além do status do protótipo. Ou talvez tenha sido que Sensaud de Lavaud era um inventor instável e caprichoso: assim que materializou uma ideia, não a tornou lucrativa, mas procurava novos desafios tecnológicos.
|
|
Brochura que foi distribuída no Salão de Paris
VEJA TAMBÉM:
|
Diversos
|
Contrato Social da Sensaud Lavaud e Cia.
|
O avião de Dimitri
|
O carro de Dimitri
|
As Patentes de Dimitri
Webmaster:Hagop Koulkdjian Neto.