Titulo: Rua Alexandre Baptistone – antiga Rua José Navarro
Descritivo:
Comentário de Sergio Camargo: Quando essa obra teve seu inicio foi o inferno de muitos e a alegria de outros,. Inferno porque todo material retirado das escavações, foram depositados no nosso campo de futebol que eu, meus irmãos amigos, e demais colegas da vizinhança desbravamos a golpes de enxada, foice, picareta, pás, machado. Era o matão do Menck, onde hoje está a Praça do Samba (Joaquim dos Santos Ribeiro).
A vala, que a princípio, tinha uma delimitação razoável, sofreu atraso excessivo e como consequência, foi desbarrancando com a chegada das muitas temporadas de chuva, quase chegando a engolir as casas dos dois lados da rua. Desbarrancada e cheias de água, virou piscina para o deleite total da molecada.
Mais tarde, quando a construção da galeria se deu, outra perigosa diversão, minha, dos meus irmãos e dos nossos amigos de infância e adolescência: Nós atravessávamos a galeria inteira desde a Praça do Samba até o desemboque na antiga lagoa, do outro lado da linha do trem. Nessa aventura, levávamos lanternas feitas com velas e lata de leite ninho. Entravamos calçados de chinelo ou descalços, correndo todo tipo de ricos: prego, arame, caco de vidro, urina de rato, tudo...
Mas, felizmente, nada de grave nos acontecia.
Autoria fotógrafo: Taveira
Local: Km 18 - Osasco
Série: Osasco Antiga
Data foto:sem data
Fonte: Secretária da Cultura de Osasco
digitalizado por Hagop em 2017
Foto nº 007