A Escola de Educação Básica da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco conhecida como FITO, foi criada no ano de 1968, pela Lei Municipal nº 801 de 28 de novembro de 1968. A escola inicia as suas atividades no ano de 1969.
O primeiro nome que a escola recebeu foi Colégio Industrial do Instituto Tecnológico de Osasco (CIITO), tornando-se conhecida por ITO. Como vigorava a Lei nº 4024/61 que dividia o ensino nos níveis primário e colegial, a escola foi denominada de colégio.
Com a promulgação da Lei nº 5692/71 a escola foi nomeada Escola de Segundo Grau da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco. A partir de 1982 a escola implantou também o ensino de 1º Grau e o nome da escola foi alterado para Escola de Primeiro e Segundo Graus da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco
A escola ficou durante muitos anos sendo conhecida como ITO, mesmo passando a ser denominada Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO). Somente em meados dos anos 90, as pessoas passaram a referir-se a essa instituição como FITO. Isso explica o fato de nos referirmos algumas vezes como ITO e outras como FITO.
Esta instituição foi criada pelo então prefeito do município de Osasco Antônio Guaçu Dinaer Piteri que segundo ele a inspiração para esta criação foi o fato de ter estudado, quando jovem, na Universidade de Cornell, na cidade de Ithaca, em New York, nos EUA.
ESTA PAGINA ESTA EM CONSTRUÇÃO - FASE DE PESQUISA E CAPTAÇÃO DE CONTEUDO -
TODA COLABORAÇÃO COM FOTOS E DOCUMENTOS SERÁ BEM VINDA - ENVIAR PARA e-mail: hagopk@uol.com.br