No Bairro do Mutinga, por volta de 1900 já existia uma escola mista. Pois para esse local foi designada para dar aulas, a Senhorita Adelaide Escobar Bueno. “Escola Preliminar Mista do Bairro do Mutinga”. Na verdade deveria ser o nome pelo qual a Villa Osasco era conhecida (já existiam residências na região, antes da chegada de Agu).
O Livro de Atas de Exames da Escola Mista do bairro do Mutinga foi aberto em 6 de dezembro de 1906, registra que todos os alunos foram mantidos nos mesmos anos e séries, eram 32 crianças, que estudavam na residência da senhorita Adelaide, localizada na Rua da Estação, também conhecida como Via Mutinga.
Em um Mapa de 1906 aparecem duas escolas, uma feminina e a outra masculina, a primeira, na rua André Rovai a segunda na Rua Antonio Agú, esta, confirmada conforme foto abaixo. Ficava onde hoje encontramos as Casas Pernanbucanas, e que na época pertencia ao Banqueiro Giovanni Briccola.
Descrição: Foto 02
Escola Masculina de Osasco na Rua Antonio Agu datada de 25 de novembro de 1919
Houve também uma escola pertencente a Fábrica Sturlini e Matarazzo, segundo foto datada de 1908 e confirmada pelo bisneto de Narcizo Sturlini, quando esteve em Osasco no ano de 2001.
Descrição: Foto 01
Escola Sturline e Matarazo datada de 1908
Em 1917 essas escolas isoladas são conhecidas como escolas Distritais. Em 1922 essas salas isoladas ganham o nome de Escolas Reunidas, se instalam na Rua D. Primitiva Vianco nº 18. (uma sala ficava na Rua João Batista)
O prédio foi arrendado pelo Coronel Delfino Cerqueira proprietário do local. O pagamento do aluguel, corria por conta do Estado. As crianças somavam um total de 651 matriculadas.
Descrição: Foto 03
Escolas Reunidas de Osasco
Descrição: Foto 04
Escolas Reunidas de Osasco
O prédio era adaptado, contando com 3 pavimentos , divididos em 7 salas de aula, mais diretoria, portaria e gabinete dentário funcionando em 3 turnos. As instalações sanitárias eram compostas por um banheiro interno e 5 externos , que não eram separados por sexo. Não havia rede de esgoto, mas fossas céticas, a água era de poço e já havia luz elétrica no local. Na época, o ônibus passava na porta do Grupo Escolar, e a Estação de trens era distante uns cem metros. O primeiro diretor do Grupo Escolar foi Romeu de Moraes.
Em 1925 a escola passa a denominar-se, 1º Grupo Escolar de Osasco, as crianças usavam avental branco como vocês poderão notar nas fotos abaixo.
Descrição: Foto 05
Grupo Escolar de Osasco foto datada de 1926
Descrição: Foto 10
Grupo Escolar de Osasco - foto datada de 1928
Descrição: Foto 10a
Grupo Escolar de Osasco - foto no álbum datada de 1928
Descrição: Foto 11
Grupo Escolar de Osasco - foto de 1928
Descrição: Foto 11a
Grupo Escolar de Osasco - foto no álbum de 1928
Descrição: Foto 09
Grupo Escolar de Osasco - Capa do trabalho escolar da jovem Yolanda de Sá do quarto ano mixto datada de 1929
Descrição: Foto 05
Grupo Escolar de Osasco foto datada de 1933
Em 1936 a escola passa a adotar o avental branco para as crianças como vocês poderão notar nas fotos abaixo.
Descrição: Foto 05
Grupo Escolar de Osasco foto datada de 1936
Descrição: Foto 05
Grupo Escolar de Osasco foto datada de 1937
Aqui faço um tributo a professora: Josefina Carvalho Gagliardi, 1902-1974
Ela foi uma das primeiras professoras de Osasco
Nascida na Rua André Rovai, filha de Manoel Carvalho e Henriqueta Guidi Carvalho. No local do comércio que seu pai possuía, a jovem abriu uma escola, teve que prestar exames para receber a “prática licenciada”, sem a qual não poderia lecionar. Obtendo, passou a lecionar regularmente.
Ela foi uma das primeiras mulheres a obter o titulo de eleitor no Brasil
Descrição: Foto 12
Josefina Carvalho Gagliardi (1902-1974)
O Grupo Escolar de Osasco passou a ser denominado Grupo Escolar Marechal Bittencourt no ano de 1941. Na época, o número de crianças que existiam no distrito e que necessitavam de instrução primária era perto de mil crianças . Esse foi o saldo registrado pela Inspeção Sanitária em 1939.
O documento do Departamento de Educação da época, que trás algumas das informações acima, encontra-se arquivado na EMEF Marechal Bittencourt.
Clique sobre os documentos para ampliar a imagem.
Descrição: Foto 13
Documento - Ficha de Prédio Escolar 1944
Descrição: Foto 13a
Documento - Ficha de Prédio Escolar 1944
Já no ano de 1949, de acordo com o documento do Departamento de Educação do Município de São Paulo, o Grupo Escolar Marechal Bittencourt, foi instalado em novo endereço, ou seja, Rua General Bittencourt, s/nº, onde permanece até hoje.
O terreno foi doado pela Prefeitura do Município de São Paulo para o então distrito de Osasco.
O prédio era composto por um pavimento dividido em 10 salas de aula, funcionando em 3 períodos. As instalações sanitárias eram de 6 no interior do prédio e 13 externas sendo divididas para cada sexo ( masculino e feminino), dotadas de rede de esgoto e água encanada.
O documento do Departamento de Educação da época, que trás algumas das informações acima, encontra-se arquivado na EMEF Marechal Bittencourt.
Clique sobre os documentos para ampliar a imagem.
Descrição: Foto 14
Documento - Ficha de Prédio Escolar 1951
Descrição: Foto 14a
Documento - Ficha de Prédio Escolar 1951
Galeria com 13 Fotos
Qualquer imagem ou foto locada neste site que apresentar, direitos de outro detentor, basta entrar em contato com (hagopK@uol.com.br) comprovar a reserva de direito, que a mesma será imediatamente removida deste site.
Webmaster:Hagop Koulkdjian Neto.